O Novo Bauhaus Europeu

O Novo Bauhaus Europeu tem sido trabalhado e discutido na nossa Escola, como um movimento criativo e interdisciplinar.
Através da arte, da cultura, da inclusão social, da ciência e da tecnologia, este movimento visa aproximar o Pacto Ecológico dos locais onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo para a nossa mente e para a nossa alma.
Pretende-se debater métodos pedagógicos inovadores, tendo por base alguns dos princípios do Novo Bauhaus Europeu: sustentabilidade, inclusão, criatividade e beleza.
Assim, no ano letivo 2021/2022, começamos por envolver os nossos docentes de no espírito Bauhaus. Para isso, convidamos o Professor Doutor Jacinto Rodrigues, Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Porto, para dinamizar um pequeno Workshop subordinado ao tema.
A primeira pedra estava lançada e a vontade de desenvolver o tema começou a ganhar forma, tendo culminado com a organização do Fórum: “A Nova Bauhaus Europeia”.
O primeiro painel: Métodos Pedagógicos Inovadores – A Escola do Futuro teve como oradores, mais uma vez, o Professor Doutor Jacinto Rodrigues, com a tese “A Bauhaus e o Ensino Artístico nos Anos 20 – Teoria e Prática”) e o Professor Doutor Matias Alves, Professor Universitário da Universidade Católica do Porto.
O segundo painel, numa vertente mais prática, contámos com a apresentação de dois projetos premiados no âmbito do Novo Bauhaus Europeu Plataforma AYR, desenvolvida pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), em Matosinhos, apresentado Directora do City Lab do CEiiA, Catarina Selada, CEiiA. Venceu o prémio New European Bauhaus, na categoria de produtos e estilo de vida sustentável; e o Projeto REPLAY – Repensar e Reciclar Brinquedos – Zero Waste Lab – Associação Lix0, apresentado pela Chief Manifestor e uma das fundadoras do projeto, Ana Salcedo.
O desafio é dar continuidade a este movimento, caminhando para a promoção de práticas sustentáveis, culturais e inclusivas.

EPG. UMA ESCOLA UMA FAMÍLIA.O TEU FUTURO.