INSTITUIÇÃO

A ESCOLA PROFISSIONAL DE GONDOMAR (EPG) é uma Escola profissional privada, com Autorização Prévia de Funcionamento concedida pelo Diretor Regional de Educação do Norte em 9 de maio de 2000, sob o número 141 e tem como entidade proprietária a GONDHUMANIS – Educação e Formação, Lda., com sede na Rua de Silveirinhos, na União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar.

A EPG presta um serviço público de educação e integra a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações, nos termos do nº 1 do artigo 16º do Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro. Está dotada de autonomia pedagógica e de gestão, respeitando as limitações decorrentes do Decreto-Lei nº 92/2014 e demais legislação que se lhe aplique. Não obstante, a Escola está sujeita à tutela científica, pedagógica e funcional do Ministério da Educação.

A partir da sua atividade educativa e formativa, a EPG tem vindo a intervir com qualidade no desenvolvimento económico, social e cultural da comunidade, sendo um complemento da oferta educativa do concelho e da satisfação das expectativas de formação profissional dos jovens/adultos e da construção empenhada de uma sociedade melhor, principalmente, a nível local.  

Geograficamente, a Escola está inserida junto a um dos focos habitacionais demograficamente mais numerosos da localidade de S. Pedro da Cova, o Bairro Mineiro. Esta proximidade permite concretizar simultaneamente, dois aspetos fundamentais: por um lado, a maioria da população que usufrui do papel e das funções educativas, formativas e sociais da Escola, habita nesse espaço; e por outro lado, é essa mesma proximidade que confere à Escola Profissional de Gondomar um contacto imediato que lhe garante segurança, envolvimento e conhecimento objetivo dessa realidade, enquanto espaço de atuação.

Assim, o papel da Escola é fundamental para dar resposta às necessidades locais e do concelho, considerando um conjunto de questões que se enquadram na necessidade de uma atuação emergente, tais como: as baixas qualificações, traduzidas na elevada taxa de analfabetismo, o abandono escolar precoce e o insucesso escolar que se tornam evidentes na desvalorização familiar da Escola e da importância das qualificações. A Escola tem também um papel fundamental na integração dos seus alunos no mercado de trabalho, dotando-os de competências que lhes permitam o acesso ao emprego de forma qualificada. Deste modo, a Escola faculta aos alunos uma sólida formação geral, científica e técnica, capaz de os preparar para a vida ativa e para o prosseguimento de estudos.

Se por um lado as prioridades se encontram focalizadas na aposta formativa de jovens, que continuam a apresentar baixos índices de qualificação no contexto da realidade concelhia, outros desafios se têm enfrentado, como é o caso da qualificação de adultos, patente no surgimento e atividade do Centro Novas Oportunidades e do agora designado Centro Qualifica.

Neste sentido, a EPG é uma Escola inovadora, sustentada no adquirido e voltada para a mudança, cujo conceito de formação se foca no mundo em acelerada transformação.